Passar para o Conteúdo Principal

Percursos pedestres

imagem

O melhor aproveitamento dos recursos endógenos do Município de Moimenta da Beira, constitui um instrumento indispensável à prossecução dos objectivos da política de desenvolvimento do concelho, designadamente a consolidação da coesão económica, social e ambiental.
Da apologia da valorização do Património enquanto recurso sustentável, nasceu o projecto “Rede de Percursos Pedestres do Município de Moimenta da Beira”, iniciativa a que importa agora dar visibilidade e demarcar, como sendo um eixo estruturante para a afirmação do turismo de natureza no concelho e no destino Douro.
Serve, de igual modo, como meio para promover de forma integrada o produto touring paisagístico/cultural e gastronomia e vinhos, podendo daqui resultar derivações temáticas muito importantes: a rota literária aquiliniana, a rota do espumante, da arqueologia, da maçã, entre outras, tendo em conta a riqueza patrimonial do Município.
Com este arquétipo pretendemos posicionar Moimenta da Beira no ranking das boas práticas, cuja filosofia de actuação privilegia o todo em detrimento da soma das partes, dando-se por isso ênfase à dimensão ambiental e social.
Acreditamos que com esta conduta a dimensão económica, agregada ao factor inovação, será amplamente valorizada, contribuindo-se assim para minorar as adversidades que persistem no Município.
Esta forma de estar e de actuar na sociedade contemporânea constitui-se como um dos valores base da Associação Bandeira Azul da Europa, razão pela qual integram o cardápio de parcerias da autarquia no plano de desenvolvimento e promoção da nossa Rede de Percursos Pedestres.
Com o apoio efectivo da Associação Bandeira Azul da Europa pretendemos chegar àqueles que integram no seu quotidiano o conceito da sustentabilidade

Rede de Percursos pedestres - Rede_de_Percursos_Pedestres_-_Folheto

Rede de Percursos Pedestres - Rede_de_Percursos_Pedestres_-_Road_Book

Downloads dos percursos pedestres para gps, carro/telemóvel:

  • Rota da Serra - nave;
  • Rota do Paiva - paiva;
  • Rota do Távora -vilar.

Consultar o Site da ABAE