Passar para o Conteúdo Principal

Tome cuidados especiais: vem aí mais calor e risco de incêndio aumenta

18 Agosto 2017
Os dados mais recentes mostram que os próximos dias irão ser marcados pela ação de uma massa de ar quente e seco. Assim sendo, as temperaturas deverão voltar a subir em Moimenta da Beira e na região, em especial nos dias de domingo e segunda-feira, 20 e 21 de Agosto. Para estes dias, as temperaturas máximas na região deverão rondar os 35ºC, podendo mesmo em algumas zonas/locais mais abrigados rondar/aproximar-se dos 37/38ºC. A previsão é da “Ibermeteo”.

Desta forma, alerta-se para as consequências desta situação meteorológica, em especial para o maior desconforto térmico causado às populações, em especial junto da população mais idosa; maior necessidade de rega e consumo de água; risco de escaldão da vinha/pomar e ainda para o aumento de risco de incêndio. O risco de incêndio nestes dias deverá ser por isso bastante elevado, não só devido às temperaturas elevadas que se esperam, mas também por se esperarem valores de humidade relativa do ar baixos (em especial nas partes diurna) e ainda por se estar sob influência de um padrão bastante seco e sem precipitação, desde há vários dias/semanas.

Nesse sentido, o Município de Moimenta da Beira alerta toda a população para adotar comportamentos preventivos face às altas temperaturas, recomendando o uso de roupa leve e a ingestão de líquidos, nomeadamente água, em particular nas faixas etárias mais sensíveis (idosos e crianças). No período de maior calor, deve-se evitar a exposição ao sol, a realização de esforço físico, bem como a ingestão de bebidas alcoólicas ou açucaradas.

Para a prevenção do risco de incêndio, o Município alerta também para a tomada de medidas preventivas, a saber: não fazer fogueiras, queimas ou queimadas; não fumar na floresta ou lançar pontas de cigarro para fora da viatura quando circular de automóvel; no interior ou junto a áreas florestais, limpe o mato e arvoredo, numa distância mínima de 50 metros em torno de habitações; guarde em local seguro, lenha, combustíveis e outros produtos inflamáveis que possua; não use máquinas sem proteção de faíscas de combustão; não deixe matos nem resíduos florestais cortados no interior das áreas florestais; se notar a presença de pessoas com comportamentos estranhos, observe e informe sobre as características que possam conduzir à sua identificação.

Em caso de incêndio florestal, alerte com a máxima urgência os bombeiros através do 112, número nacional e gratuito.
 
 
Foto: DR