Praia fluvial da Barragem de Vilar com poluição zero. Só outra no interior do país igualou resultado

31 Maio 2017
Só duas zonas balneares do interior do país têm “zero de poluição”. A praia fluvial da Albufeira de Vilar, em Moimenta da Beira, é uma delas. A outra fica em Vila de Rei, na Albufeira de Castelo de Bode, distrito de Castelo Branco. O mapa da classificação das praias limpas, tornado público esta quarta-feira, 31 de maio, é da associação ambientalista “ZERO”, que analisou 601 zonas balneares existentes em 2017 em todo o território nacional, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Do estudo, outras 31 praias conseguiram “zero de poluição”, mas são todas do litoral, sendo a maioria do Algarve, da Costa Alentejana e da região do Oeste. “É uma distinção que reforça as nossas condições de competitividade”, enfatiza o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

“Zero de poluição” quer dizer que não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas ao longo das três últimas épocas balneares. No caso da praia da Barragem de Vilar, a classificação da qualidade das águas foi sempre “excelente”. Um resultado que, sublinhe-se, é muito mais difícil de obter no interior do país do que no litoral, porque, explica aquela associação ambientalista, “as praias do interior são muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.

A “ZERO”, por isso, destaca o resultado obtido porque “apesar de ser extremamente difícil conseguir um registo incólume, ao longo de três anos”, nas zonas balneares do interior, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica, o facto é que aquelas duas praias fluviais conseguiram-no”. E tudo num ano em que há menos 38 praias com “zero de poluição”, relativamente a 2016, “o que representa um enorme e preocupante decréscimo”, alerta a associação ambientalista.

Três anos correspondem ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à gestão da qualidade das águas balneares para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

Eis a lista das 33 praias com “zero de poluição” em 2017: Amado, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar e Vale dos Homens (todas do concelho de Aljezur, na Costa Alentejana); Aberta Nova, Carvalhal e Melides (Grândola, Costa Alentejana); Vilamoura (Loulé, Algarve); Peralta (Lourinhã, região do Oeste); Foz do Lizandro-Mar (Mafra, região do Oeste); Pedras Negras (Marinha Grande, região do Oeste); Albufeira de Vilar (Moimenta da Beira, Interior); Malhão (Odemira, Costa Alentejana); Armona-Mar e Fuseta-Mar (ambas de Olhão, Algarve); Praia da Riviera (Praia da Vitória, Açores); Costa de Santo André e Forte do Cortiço (Santiago do Cacém, Costa Alentejana); Grande de Porto Covo, Morgavel e Vieirinha (todas do concelho de Sines, Costa Alentejana); Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita (Tavira, Algarve); Albufeira de Castelo do Bode (Vila de Rei, Interior); Almadena, Boca do Rio, Ingrina e Zavial (Vila do Bispo, Algarve); Aguda, Marbelo e Sãozinha (Vila Nova de Gaia, Porto); e Fábrica-Mar (Vila Real de santo António, Algarve).