Passar para o Conteúdo Principal

Mensagem do Presidente

imagem

Estamos a dar mais um passo no caminho que definimos consigo. Abrimos hoje ao mundo um instrumento renovado, fundado numa imagem nova, contemporânea e mais interativa, organizado e concebido para permitir também a utilização de dispositivos móveis, cada vez mais utilizados, por um grande número de cidadãos, para os mais variados fins, individuais e coletivos.
Esta é uma forma melhorada de oferecer serviços, mas também uma nova ferramenta de proximidade. Na verdade estamos assim mais perto uns dos outros e todos mais acessíveis, quando mais importa. Estas ferramentas não são um fim em si mesmas, mas permitem-nos atingir objetivos impensáveis sem elas. Muitos hoje começam por nos conhecer através deste meio de comunicação, aproximando-se de nós e das nossas causas, na medida em que as tornarmos claras e acessíveis.
É por isso muito importante que coloquemos este instrumento ao serviço da transparência, utilizando a grande acessibilidade a toda a informação que ele permite. Já não há sociedades desenvolvidas sem informação, nem boas administrações sem transparência.
Iniciamos também agora a utilização do Balcão Único de Atendimento, procurando proporcionar a todos os cidadãos que se deslocam aos nossos serviços respostas céleres, centralizadas e de qualidade às questões que diariamente nos colocam. Não se trata apenas dum espaço renovado, agradável e ao nível das mais modernas exigências de qualidade e conforto. É sobretudo uma nova atitude perante as necessidades do outro, a quem servimos com reforçados meios e redobrada dedicação, ao longo de mais horas e também em horário contínuo, sem interrupção para almoço, permitindo que os cidadãos possam utilizar o horário de atendimento presencial que mais lhes convier.
Esta integração de serviços permitirá uma gestão melhorada, mais eficiente, precisa e desmaterializada do grande fluxo de informação que hoje circula na nossa organização. Encaramos esta alteração como um processo do qual esta é apenas uma etapa. Importante, mas apenas uma etapa. Temos bem consciência que nada começou hoje, nem este caminho alguma vez terá fim. Isso não nos impede, em todo o caso, de o trilhar com passos firmes, seguros e com um rumo: contribuir, modestamente, com todos os meios, para que cada cidadão encontre o seu próprio caminho para a felicidade, numa sociedade em que isso depende, cada vez mais de todos.

É por isso mesmo que continuamos a contar com todos.


José Eduardo Ferreira

(Presidente da Câmara)