Festas em honra de S. Torcato, em Cabaços, Moimenta da Beira, o santo do chapéu milagreiro

23 Abril 2018
É já este fim-de-semana que aí vem (28 e 29 de abril) e no próximo (5 e 6 de maio) que em Cabaços, Moimenta da Beira, se realizam as festas em honra de São Torcato, romaria grande, uma das maiores e mais tradicionais da região, que ganhou fama maior por causa do chapéu ‘milagreiro’ do santo que os devotos acreditam que concede graças.

É que segundo a crença popular, colocar o chapéu de S. Torcato ‘cura’ dores e doenças da cabeça, do peito e dos membros. A tradição, assistida por mordomos ou ‘mesários’, consiste em retirar o chapéu da imagem do santo para o colocar, por instantes, na cabeça dos devotos, homens, mulheres e crianças que se ajoelham junto do altar da sagrada imagem.

Os festejos dos dois fins-de-semana repartem-se pelas duas capelas do Santuário de S. Torcato (o Velho e o Novo) e pela Igreja Matriz de Santo Adrião, padroeiro da freguesia.

À margem do programa destaque ainda para a 6ª Concentração de Telescópios de Moimenta da Beira que, na noite de 12 para 13 de maio, inclui observações noturnas do céu no monte do Santuário, iniciativa do Clube das Ciências da Escola Secundária de Moimenta da Beira com o apoio da Câmara Municipal.

28 abril
22h00 - Grupo AS BAND
24h00 - Fogo-de-artifício

29 abril