Batido o recorde a nove dias da concentração de telescópios

03 Maio 2018
Já é a maior concentração de telescópios que se realiza no país. E não para de crescer. A nove dias do arranque da 6ª edição (12 e 13 de maio), o recorde do número de telescópios já foi batido. E por larga margem. Era de 76, máximo obtido em 2014, e já estão pré-inscritos 97. Com tendência para subir ainda mais. Tal como o número de participantes, que já ultrapassou as duas centenas.

A Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira é um sucesso, sucesso que se deve muito a Paulo Sanches, o criador e impulsionador do evento que nasceu em 2009, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Astronomia. A segunda edição realizou-se no ano seguinte. Depois, a periodicidade passou a bianual: 2012, 2014, 2016 e agora a de 2018, no fim-de-semana de 12 e 13 de maio. A organização é do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.

Do programa desta 6ª edição destaca-se a participação oral do investigador Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; dos representantes de algumas Associações/Grupos de Astronomia, nomeadamente de Lisboa (Licínio Almeida), Aveiro (José Matos) e Vila Nova de Gaia (Carlos Soares e Luís Lopes). A organização conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Os locais de realização da Concentração de Telescópios serão o Auditório Municipal Padre Bento da Guia e o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, onde será realizada uma Observação Noturna do Céu, aberta a toda a comunidade.

Na edição deste ano, o programa vai contemplar ainda a realização de um Passeio científico-cultural pelo concelho de Moimenta da Beira, durante a manhã e tarde de domingo, que incluirá uma visita ao Sistema Solar à escala do concelho e à Fundação Aquilino Ribeiro.

Toda a informação da iniciativa disponível em: https://sites.google.com/site/clubedascienciasmb/

12 maio (sábado)
14h00 Receção aos participantes
Auditório Municipal Padre Bento da Guia

14h30 Sessão de Abertura

15h00 Palestra “Astronomia Amadora no terceiro calhau a contar do Sol"
Carlos Soares (Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia)

15h45 Palestra “Estrelas Massivas, Supernovas e Tabela Periódica”
Licínio Almeida (Grupo Atalaia)

16h30 Observação Solar e Lanche/Convívio (só para participantes)

17h15 Foto de Grupo (na escadaria da Câmara Municipal)

17h30 Palestra “Os grandes telescópios do Observatório Europeu do Sul"
Alexandre Cabral (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

18h15 “Sistema Solar à escala do concelho de Moimenta da Beira“ + “As nossas Estrelas”
Paulo Sanches (Clube das Ciências)

18h50 Saída para Cabaços
Santuário de São Torcato

19h15 Montagem de Telescópios e conversa com os Astrónomos

20h00 Jantar/Convívio (só para participantes)

21h30 Início da Observação Noturna do Céu (aberta à comunidade)

21h30 Palestra “A Via Láctea"
seguida de um Passeio guiado pelo Céu
Luís Lopes (Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia)

23h00 Palestra “De que é feito o Universo?"
seguida de um Passeio pelas Estrelas
José Matos (Associação de Física da Universidade de Aveiro)

13 maio (domingo)
00h00 “Um Brinde às Estrelas"