Exposição sobre o Lobo Ibérico em Portugal abriu em festa

04 Maio 2018
À hora da inauguração oficial da mostra “O Lobo Ibérico em Portugal” o espaço encheu-se de crianças e foi pequeno para o momento transformado em festa e sessão de sensibilização para a defesa e conservação de uma espécie em perigo de extinção. A cerimónia inaugural foi esta quinta-feira, 3 de maio, no átrio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, onde a exposição vai estar patente ao público até dia 30 deste mês. Depois, vai andar em itinerância pelo país.

“Estamos muito interessados e empenhados nesta luta contra o risco de extinção do lobo ibérico”, afirmou perante o público mais jovem e os convidados presentes, José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Empenho igualmente partilhado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (que se fez representar por Luísa Jorge), pela ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (representado por Nelson Nobre) e pelo Parque Eólico do Douro Sul S.A. (representado por Ricardo Jorge).

A mostra é composta por sete expositores, em formato gigante, que ocupam o espaço inteiro do átrio dos Paços do Concelho, que têm por base o trabalho de vários anos do fotógrafo de natureza João Cosme, que também marcou presença na inauguração oficial. As fotos transportam-nos para paisagens de grande beleza e situações de rara “intimidade” do lobo no seu habitat natural e são complementadas com textos informativos sobre a espécie e o seu habitat (em português e inglês).

Trata-se de uma exposição única que o público português tem a oportunidade de ver pela primeira vez em Moimenta da Beira, município escolhido por ser o último reduto do lobo ibérico a sul do Douro. É que na serra de Leomil vive a mais importante e estável alcateia desta região do país.

A exposição procura divulgar vários aspetos da realidade desta espécie emblemática da fauna nacional e também o trabalho da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) ao longo dos anos, na conservação do seu habitat.