Passar para o Conteúdo Principal

Rui Vieira Nery de manhã e música ao vivo à noite nas comemorações do 25 de abril em Moimenta da Beira

1 1 1024 800
23 Abril 2019

São dois momentos altos do programa das comemorações do 45ª aniversário da Revolução dos Cravos, em Moimenta da Beira, dia 25 de abril. O primeiro acontece de manhã, a partir das 11 horas, na sessão solene que decorrerá no salão nobre dos Paços do Município, com a intervenção de Rui Vieira Nery, ex-Secretário de Estado da Cultura, Musicólogo, Investigador, Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesa e líder da Comissão Científica da Candidatura que elevou o Fado a Património Imaterial da Humanidade, em 2011. E o segundo à noite, a partir das 21 horas, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, com música ao vivo pelo grupo AD Libitum.

Rui Vieira Nery abordará o tema “As Canções da Liberdade”, falando sobre os cantos de luta da Oposição Democrática ao longo da Ditadura, desde as “Canções Heróicas” de Lopes Graça à geração de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Luís Goes, e à de Sérgio Godinho e José Mário Branco, mas também dos Festivais de Jazz de Cascais e de Rock de Vilar de Mouros e das canções de Ary dos Santos no Festival RTP da Canção.

O grupo AD Libitum apresentará o concerto musical e documental “Recordar Abril”, um projeto de música ao vivo único e inovador, com os grandes temas que marcaram esta data tão importante da história do nosso país, acompanhado pela narração da Revolução dos Cravos.

PROGRAMA GERAL
09h00 – Sons de Abril
(sonorização ambiente junto aos Paços do Concelho)

10h30m – Concentração nos Paços do Concelho
Içar das Bandeiras e Hino Nacional com guarda-de-honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira

11h00m – Sessão Solene comemorativa do 45º Aniversário do 25 de Abril
Assembleia e Executivo Municipais
Comunicação de Rui Vieira Nery
(Salão Nobre dos Paços do Concelho)

12h30m – Visita ao Parque da Liberdade

21h00 – Concerto Documental “Recordar Abril” pelo grupo AD-LIBITUM
Imagem – História – Música ao Vivo
(Auditório Municipal Padre Bento da Guia)

2

3