Passar para o Conteúdo Principal

Santos Populares

Alimentação nas Festas dos Santos Populares

imagem

Junho é o mês dos Santos Populares, com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de S. João e S. Pedro.
Aqui ficam algumas sugestões para que possa desfrutar da tradição, sem descuidar a sua saúde.

A sardinha, pelo seu baixo custo, é um bom constituinte do prato que associa tradição e riqueza nutricional. É um peixe gordo, rico em ómega-3, que é uma gordura essencial com vários efeitos benéficos no organismo, dos quais se destacam o desenvolvimento, manutenção cerebral e equilíbrio cardiovascular.

Além disso, as sardinhas são fonte de proteína de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, B, C, D, E e K.

Duas batatas pequenas e uma fatia de pão de milho será uma boa opção para acompanhar duas sardinhas assadas. As batatas cozidas são uma excelente fonte de hidratos de carbono que podem ser substituídas ou mesmo complementadas com o pão de milho, devido à sua riqueza em hidratos de carbono.
Atenção: se optar por incluir pão de milho na sua refeição, deve reduzir a quantidade de batatas servidas.

Os pimentos, além de conferir sabor e cor ao prato, fornecem um vasto leque de nutrientes, pelo que são um ótimo acompanhamento. O pimento é uma fonte importante de vitaminas e minerais. Pode e deve complementar a refeição com outros tipos de produtos hortícolas. Procure também ingerir pimentos de diferentes cores para aumentar os benefícios nutricionais.

Opte por adicionar cebola, alho, salsa, orégãos ou colorau ao azeite que serve como molho, para aumentar o sabor e aroma dos alimentos que salpicar com este preparado e evitar assim o recurso ao sal.

No que toca ao caldo-verde, modere o consumo de sal, pois o chouriço adicionado por si só já confere sabor. O caldo-verde, pela presença da couve-galega, é rico em cálcio, imprescindível para a manutenção da saúde dos seus ossos e dentes.

Modere a ingestão de bebidas alcoólicas. Pode optar ou complementar por sumos 100% fruta ou água.

Relativamente à doçaria, o conselho é moderar! Preferencialmente opte pela fruta como sobremesa.

Aproveite as romarias para dançar ou caminhar, para aumentar a atividade física de forma generalizada. Desta forma poderá não só usufruir da festa na íntegra como também ajudar a controlar os possíveis “excessos” na alimentação.

Festeje de forma saudável!

Bento Alexandra, Real Helenal, Pimenta Lara,. “Alimentação nas Festas dos Santos Populares.”
APN, Junho de 2011.