Sociedade de advogados à escala mundial nomeia para sócio uma advogada portuguesa com raízes em Cabaços

06 Abril 2018
A DLA Piper, uma sociedade de advogados à escala global, presente em mais de 40 países no continente Americano, Europa, Médio Oriente, África e Ásia, acaba de promover 62 advogados a sócios. Estas promoções, nas mais variadas áreas, registaram-se em 42 escritórios de um total de 20 países, incluindo Portugal. Vanessa Antunes, a única portuguesa a ascender a sócia, tem raízes em Cabaços, Moimenta da Beira, que amiudadamente visita. As ligações à terra são do lado paterno. A família do pai, Arménio Antunes (já falecido) é uma das mais antigas da freguesia de Cabaços, e Vanessa Antunes foi lá batizada no dia 25 de dezembro de 1977.

Nasceu em Luanda, Angola, há 42 anos, onde os pais trabalhavam até regressarem a Portugal, no verão de 1975. Entre novembro desse ano e abril de 1978 viveu primeiro em Cabaços e depois na Barragem de Vilar. Aqui, até 1977, com os seus progenitores e depois, até Abril de 1978, com familiares, até se juntar aos pais em Lisboa.

Depois de regressar a Lisboa, todos os anos, sem exceção, e até 1998 (ano em que se licenciou) passou férias de Verão na casa dos seus tios paternos (Maria do Carmo Antunes Grilo e Abílio Catarino Grilo) juntamente com o irmão (Rui) e os primos (Magda Grilo e Nuno Grilo). Até 1984 essas férias foram passadas na Barragem de Vilar e depois em Moimenta da Beira após os tios se mudarem para a vila.

Desses anos da infância e adolescência guarda as melhores recordações. Criou laços afetivos e ligações tão fortes que considera os primos seus irmãos. É por isso natural vê-la com a família a passear por Moimenta da Beira, sobretudo nas alturas festivas, como aconteceu nesta última Páscoa.

Vanessa Antunes é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (curso 93/98), onde em 2000/2001 fez uma Pós-Graduação em Direito Industrial e outra em Direito da Sociedade da Informação - Internet, Direito de Autor e Comércio Eletrónico. No ano seguinte, 2001/2002, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra frequentou ainda uma outra Pós-Graduação: Direito das Empresas.

Foi Advogada Estagiária e depois Advogada Associada da ABBC (sociedade de advogados parceira da DLA Piper), de 1998 a 2007 e, de 2007-2017 Associada Sénior da mesma sociedade de que agora é sócia.

A promoção dentro da DLA Piper “é o reconhecimento do trabalho desenvolvido e enorme empenho e dedicação à sociedade em todos estes anos”, afirma Vanessa Antunes, reconhecendo ser um privilégio enorme fazer parte daquela sociedade. “Aqui nasci, aqui cresci e aqui sou muito feliz! Agora com responsabilidades acrescidas é com toda a determinação, força e confiança que encaro o futuro e que juntamente com a nossa extraordinária equipa me empenharei ativamente na continuação do desenvolvimento da nossa sociedade e em alcançar os maiores sucessos para os nossos clientes”.

Foto: DR