Moimenta da Beira e Porto da Nave em vídeo da RTP de 1968

18 Abril 2018
Em junho de 1968 a imagem de Nossa Senhora de Fátima, em cima do carro dos bombeiros de Moimenta da Beira, era benzida pelo Bispo da Diocese de Lamego (D. João da Silva Campos Neves) no adro do Convento das Freiras. Aqui, entre outras pessoas, reconhecem-se o Padre António Benta da Guia (então com 46 anos), o ex-presidente da Câmara Municipal Joaquim Guilherme de Araújo e Abreu, e o ex-Governador Civil do Distrito de Viseu, Engrácia Carrilho. Já na aldeia de Porto da Nave, Alvite, onde foi inaugurado o Santuário de Fátima, reaparecem as mesmas figuras e ainda, entre outras pessoas, a do médico José Frutuoso e Melo.

À época, Portugal viva os últimos meses de domínio de Oliveira Salazar, que cairia da cadeira em agosto desse ano. Marcello Caetano seria chamado para a presidência do Conselho de Ministros no mês seguinte, setembro de 1968.

Visualize aqui o vídeo
III