Passar para o Conteúdo Principal

Expodemo e a região Távora-Varosa na imprensa internacional

Jornalistas 1 980 2500
17 Outubro 2018
Dois dos 10 jornalistas e escritores de vinho estrangeiros que estiveram em Moimenta da Beira para visitar a região Távora-Varosa, no âmbito da Expodemo ’18, em meados de setembro passado, acabam de publicar reportagens da visita nos órgãos de comunicação onde trabalham e são colaboradores.

Marie Joanna Roginska, jornalista francesa e consultora de vinhos, champanhes e bebidas espirituosas, publicou no blog “Vin Wino wine” o trabalho que intitulou: “Région Tavora e Varosa au Portugal – Eldorado de Sparkling wines”.

José Ramón Carlón, jornalista espanhol, freelancer do Diário de Burgos e do Miami Herald Newspaper, apoiou-se em Paulo Nunes, eleito o enólogo do ano de 2017, que esteve na Expodemo, para publicar no Diário de Burgos: “Elaboro vinos imperfectos”.

Eram de sete nacionalidades os 10 jornalistas que estiveram na Expodemo ‘18: Hungria (Jozsef Kosarka); França (Marie Joanna Roginska); Estados Unidos da América (Michael Schaefer); Reino Unido (Neil Fairlamb); Eslovénia (Barbara Repovs); Espanha (José Ramón Carlón, Jesus Ledesma, Andres Alonso e Germán Camarero) e Portugal (Lisete Osório).

Chegaram a Moimenta da Beira a 13 de setembro, dia em que foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, em sessão de boas vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e visitaram a Cooperativa Agrícola do Távora. O programa incluiu depois participações em provas vínicas, workshops gastronómicos, visitas ao centro histórico de Moimenta da Beira, à Fundação Aquilino Ribeiro e deslocações ao concelho de Tarouca que, tal como o de Moimenta da Beira, integra a região de vinhos Távora-Varosa. Os dez profissionais de comunicação social pertencem à Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinho (FIJEV).
Jantar Vínico no Solar Correia Alves, em Moimenta da Beira
Jantar Vínico no Solar Correia Alves, em Moimenta da Beira
Sessão de Boas Vindas pelo Presidente da Câmara Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho