Passar para o Conteúdo Principal

Auditório cheio assinala criação do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental em Moimenta da Beira

1 1 980 2500
06 Dezembro 2018
Juízes, procuradores da República, advogados, médicos, psicólogos, assistentes sociais, professores e muitos dirigentes associativos de todo o distrito de Viseu, marcam presença desde esta manhã, quinta-feira, 6 de dezembro, na Ação de Formação "Articulando o CAFAP com a Comunidade", no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.

O evento, que termina ao fim desta tarde, é organizado pela associação ComDignitatis, com o apoio da Câmara Municipal, e assinala simbolicamente a criação do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), em Moimenta da Beira, que vai servir o distrito de Viseu.

O CAFAP surge para assumir especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva, tendo em conta a realidade social em que se perspetiva a sua intervenção. A sua ação desenvolve-se numa intervenção especializada dirigida às famílias com crianças e jovens com vista à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.

O programa do evento de hoje abordou três temas: 1º - "A Familia Contemporânea – Vulnerabilidades e Políticas de Apoio", por Rosa Clemente, do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito de Coimbra. O Juiz Conselheiro Jubilado Armando Leandro, foi o moderador; 2º - "O CAFAP nos Tribunais", por Ana Teresa Leal, Procuradora do Ministério Público e Docente do Centro de Estudos judiciários; Clotilde Ferreira, Juiz de Direito, Juízo de Família e Menores de Lamego; e Ana Catarina Fialho, Advogada. A moderadora foi Alcina da Costa Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ComDignitatis; 3º - "O CAFAP nas Instâncias Não Judiciais", por Alcides Sarmento, diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira; Cristina Requeijo, Presidente da CPCJ de Moimenta da Beira; Eliza Bento da Guia, Médica do Centro de Saúde de Moimenta da Beira; João Pedro Lobo do Amaral, Advogado; e Margarida Henriques, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Viseu da Segurança Social. Moderou Susana Lemos, Vereadora da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title