Auditório cheio assinala criação do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental em Moimenta da Beira

06 Dezembro 2018
Juízes, procuradores da República, advogados, médicos, psicólogos, assistentes sociais, professores e muitos dirigentes associativos de todo o distrito de Viseu, marcam presença desde esta manhã, quinta-feira, 6 de dezembro, na Ação de Formação "Articulando o CAFAP com a Comunidade", no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.

O evento, que termina ao fim desta tarde, é organizado pela associação ComDignitatis, com o apoio da Câmara Municipal, e assinala simbolicamente a criação do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), em Moimenta da Beira, que vai servir o distrito de Viseu.

O CAFAP surge para assumir especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva, tendo em conta a realidade social em que se perspetiva a sua intervenção. A sua ação desenvolve-se numa intervenção especializada dirigida às famílias com crianças e jovens com vista à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.

O programa do evento de hoje abordou três temas: 1º - "A Familia Contemporânea – Vulnerabilidades e Políticas de Apoio", por Rosa Clemente, do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito de Coimbra. O Juiz Conselheiro Jubilado Armando Leandro, foi o moderador; 2º - "O CAFAP nos Tribunais", por Ana Teresa Leal, Procuradora do Ministério Público e Docente do Centro de Estudos judiciários; Clotilde Ferreira, Juiz de Direito, Juízo de Família e Menores de Lamego; e Ana Catarina Fialho, Advogada. A moderadora foi Alcina da Costa Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ComDignitatis; 3º - "O CAFAP nas Instâncias Não Judiciais", por Alcides Sarmento, diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira; Cristina Requeijo, Presidente da CPCJ de Moimenta da Beira; Eliza Bento da Guia, Médica do Centro de Saúde de Moimenta da Beira; João Pedro Lobo do Amaral, Advogado; e Margarida Henriques, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Viseu da Segurança Social. Moderou Susana Lemos, Vereadora da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.