Passar para o Conteúdo Principal

Os criativos de Moimenta da Beira e o projeto Douro Creative Hub

1 1 980 2500
24 Janeiro 2019
À mesa e entre a assistência, seis criativos de Moimenta da Beira foram desafiados a falar dos trabalhos que desenvolvem. Tudo no âmbito do encontro do projeto Douro Creative Hub, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em parceria com o Município de Moimenta da Beira, que decorreu na última terça-feira, 22 de Janeiro, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beiro. A reunião com criativos locais e da região do Douro visou debater a economia criativa como um estímulo para o desenvolvimento local.

A sessão foi aberta pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e nela pronunciaram-se os seis criativos: Luís André Sá que é coreógrafo, bailarino (etc), está a viver e a trabalhar em Lisboa mas sempre com Moimenta da Beira nas entrelinhas (e, em breve, a possibilidade de um mega projeto); Ricardo (Ricky) Pereira que lidera a Orquestra CemNotas onde tem 170 miúdos e graúdos a aprender música e ainda mais 50 a dançar; o David da Silva que é arquiteto e juntamente com a Cristina Morais que é designer de comunicação gerem o Coletivo de Melhoramentos porque acreditam num mundo melhor; o Davide Centeio que trocou o futebol pela dança e gere um grupo de 66 pessoas que não vivem sem dançar; e por fim Francisco Cardia que para além de Vereador da Cultura é também pintor (e sonhador).

À conversa juntaram-se ainda Susana Lemos, Vereadora da Juventude, entre outros pelouros; Ricardo Castro que falou sobre a Expodemo, certame que junta muitos criativos; e António Bondoso, jornalista, sobre a criação de uma plataforma de comunicação que tem pernas para andar.

Outros dois intervenientes, convidados pelo Douro Creativo Hub, participaram também na conversa: Paulo Duarte que rescindiu com o Estado para cumprir o seu sonho de escultor e artista na Casa Atelier - Paulo Duarte; e a Daniela Carneiro que está quase a apresentar ao mundo o seu mais recente projeto com inspiração nas gravuras de Foz Côa.

Há um levantamento de criativos a acontecer. Os dados devem ser enviados clicando aqui
José Eduardo Ferreira (Presidente da CM de Mtª da Beira)
Luís André Sá
Ricardo (Ricky) Pereira
Davide Silva
Cristina Morais
Davide Centeio
Francisco Cardia
Susana Lemos
Ricardo Castro
António Bondoso
Paulo Duarte
Daniela Carneiro
João Calejo (responsável pelo Projeto Douro Creative Hub)
Catarina Martiniano (Projeto Douro Creative Hub)
image title
image title