Livro de sacerdote próximo de vários Papas será lançado na Semana Cultural da Escola Profissional de Moimenta da Beira

29 Março 2019

Começou esta sexta-feira, 29 de abril, mais uma Semana Cultural da Escola Profissional de Moimenta da Beira, que tem sede na Quinta do Ribeiro, freguesia de Vila da Rua. O evento, que ‘folga’ durante o fim-de-semana, recomeça na segunda-feira, dia 1 de abril, com uma visita estudo dos alunos a Aveiro. Depois, até sexta-feira, 5 de abril, último dia, o programa inclui várias exposições, palestras, torneios desportivos e momentos culturais, um deles especial, no dia 4 de Abril, às 14h30: o lançamento do livro “Convento de S. Francisco de Caria”, de Arnaldo Pinto Cardoso, sacerdote, cónego e Monsenhor, natural de Penso, Sernancelhe, licenciado em Teologia pela Pontíficia Universidade Gregoriana e em Sagrada Escritura pelo Instituto Bíblico, de Roma, que, na vida ligada à igreja, foi Conselheiro Eclesiástico na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé; Prelado do Papa, no Vaticano, onde integrou a equipa de tradutores da Bíblia Sagrada, e postulador atualmente da Causa de Canonização do Cónego Manuel Formigão cujo decreto das virtudes heróicas foi aprovado recentemente pelo Papa Francisco. O autor, que foi também diretor do Serviço de Pastoral do Secretariado do Episcopado e professor na Universidade Católica, é sócio da Academia Portuguesa de História e já escreveu diversas obras, entre as quais “O Terrível Terramoto da Cidade que foi Lisboa”, e “O Tratado dos Olhos de Pedro Hispano”, com A. Mark Smith.

O convite para a cerimónia pública de lançamento do livro é feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e a Alêtheia Editores, em parceria com a Escola Profissional e o IFEC – Fundação Rodrigues Silveira. A apresentação da obra estará a cargo do historiador Jaime Ricardo Gouveia.

O Convento de S. Francisco, de que fala o livro, está localizado na freguesia de Vila da Rua, concelho de Moimenta da Beira, e terá sido construído no século XV. Existe uma Bula de Fundação do convento concedida pelo Papa Eugénio IV que data de 1443. Na origem da sua fundação, conta a tradição que S. Francisco terá passado por ali a caminho de Santiago de Compostela, profetizando a construção do convento no local onde parara para beber água. O templo foi extinto durante as reformas liberais do século XIX. Atualmente restam apenas as ruínas da fachada da igreja e de um edifício anexo, de traça barroca, a Casa dos Frades da Ordem Terceira de S. Francisco.

Semana Cultural da Escola Profissional de Mtª da Beira (cartaz)

Convento de S. Francisco de Caria (capa do livro)

Lançamento do livro (convite)