Passar para o Conteúdo Principal

Oitenta músicos de cinco Academias de Música vão estagiar em Moimenta da Beira

E c pascoa 2019 2 1 980 2500
12 a 19 Abr 2019

A Academia de Música Quinta do Ribeiro, de Moimenta da Beira, e as congéneres de Aguiar da Beira, Mêda, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa, num total de cerca de oitenta jovens músicos, iniciam na próxima sexta-feira, 12 de abril, um estágio no antigo Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, sob a direção do maestro Cláudio Ferreira, estágio que culmina sete dias depois, a 19 de abril, com o Concerto da Primavera (Orquestra Sinfónica e Coro), às 17h30 desse dia, na Igreja Paroquial de Vila da Rua.

Há anos que Moimenta da Beira acolhe estas iniciativas musicais, na Páscoa, no Verão e no Natal, que terminam sempre com concertos públicos sob a batuta de Cláudio Ferreira, que dirigiu recentemente, como maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a orquestra e coro do Projeto Xiquitsi, em Maputo. Também recentemente esteve na estreia ibérica da Quarta Sinfonia de Charles Ives, na Casa da Música, no Porto.

Cláudio Ferreira é atualmente docente no Conservatório Regional de Música, Dr. José de Azeredo Perdigão, e maestro titular da Orquestra Juvenil de Viseu. É licenciado em Trombone e concluiu um Mestrado em Pedagogia do Instrumento, outro em Teoria e Formação Musical e outro ainda em Direção pela Universidade de Aveiro com o maestro Ernst Schelle. No âmbito deste último Mestrado, sob orientação do maestro António Vassalo Lourenço, editou a obra Suite Africana, de Frederico de Freitas, a publicar pela AvA Musical Editions.

Trabalhou com pedagogos e maestros de renome, entre os quais Severo Martinez, António Santos, Jarrett Butler, Hugo Assunção, Ricardo Casero, Jon Etterbeck, António Saiote, Christopher Bochmann, Jean-Sábastien Béreau, Alberto Roque, Pascual Vilaplana e Jean-Marc Burfin; e colaborou com diversas orquestras, nomeadamente a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra do Algarve.

CONCPÁSCOA nn 2