Passar para o Conteúdo Principal

Banco Local de Voluntariado

imagem

Desde 3 de julho de 2008, encontra-se em funcionamento o Banco Local de Voluntariado de Moimenta da Beira, que surge no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moimenta da Beira e o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado (CNPV).
Este projeto visa promover, valorizar e qualificar o sistema de voluntariado, garantindo formação, enquadramento, apoio e acompanhamento, através de um sistema de informação mais rigoroso e um processo de comunicação mais estruturado e ajustado às necessidades de todas as partes envolvidas.

O que é o voluntariado?

O Voluntariado pode ser definido como um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção, ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade. Estas ações são desenvolvidas em entidades públicas da administração central, regional ou local; pessoas coletivas de direito público ou privado e pessoas coletivas de utilidade pública, incluindo as instituições particulares de solidariedade social.

Legislação:

Lei n.º 71/ 98, de 3 de novembro
Decreto Lei n.º 389/99, de 30 de setembro
Decreto-Lei n.º 176/2005, de 25 de outubro
Portaria n.º 87/2006, de 24 de janeiro
RCM n.º 62/2010, de 25 de agosto

Contactos:

Serviços de Ação Social da Câmara Municipal
Largo do Tabolado
Tel. 254 520 074
Email: bancodevoluntariado@cm-moimenta.pt

 

BLV_-_Ficha de Inscrição Vonluntários

BLV_-_Ficha de Inscrição Entidades